sábado, 21 de junho de 2014

Exposição de insetos no Vão de Vidro



Rancharia Recebe exposição de insetos na Semana do Meio Ambiente. 



A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, SEMAM, trouxe o acervo de ciências naturais da Unoeste para uma exposição aqui em Rancharia. A visitação esteve aberta durante todo o dia 3 de junho, primeiro dia da Semana do Meio Ambiente.

As crianças de escolas públicas e população em geral puderam ver de perto baratas, borboletas, besouros, aranhas, escorpiões e companhia com muita segurança, recebendo orientações da equipe da faculdade.

A exposição ocorreu no Vão de Vidro da Biblioteca Pública Municipal.



Agradecimentos: Floricultura cantinho das Flores.






Sarau da Saudade homenageia Dino Franco e Euclides Albino



Foi grande o público no Sarau da Saudade, ocorrido na noite de sábado 31 de maio no Vão de Vidro. Levou esse nome em homenagem a dois grandes poetas rancharienses: o professor Euclides Albino e o cantor e compositor Dino Franco, ambos recentemente falecidos. Dona Tita, viúva de Albino, e Marina, irmão do compositor, estiveram presentes no evento, marcado por momentos de emoção.

Priorizando apresentações de poesias, o Sarau teve números musicais com Erasmo Rosa no cavaquinho, o seresteiro Claudemir Cabrera (Nim) e os sertanejos raiz Odilon Franco e Antônio Viola, e Pedro e Claudino Greter. À exceção de Rosa, os demais executaram composições de Dino Franco, e narraram passagens que tiveram com o compositor.

Já as homenagens a Euclides Albino foram feitas pelos poetas e poetisas: entre as apresentações de seus trabalhos fizeram a leitura de textos de Albino. Painéis decorados com imagens, textos e reportagens dos homenageados completaram o ambiente. De Porecatu, a escritora Nair Maria de Oliveira enviou texto sobre Dino Franco.

As poesias da noite tiveram a autoria e apresentação de Otávio Oliveira, Aniele Fábris, Solange Sartori, Fátima Gradiski e Marcos Barbosa; estes dois últimos mostraram trabalhos feitos especialmente em homenagem ao professor Euclides. Amanda Evelyn fez a leitura de O Corvo, de Edgar Alan Poe.

O Sarau ainda teve exibições de curta-metragens: Flerte Fúnebre, do diretor João Francisco, e Por Vir do cineasta Alex Figueiras. A surpresa da noite foi a pré-estreia de Carta de Adeus, de Alex Figueiras, cujo lançamento está previsto para o dia 22 de junho em Presidente Prudente. Presente ao Sarau, Figueiras ministra no próximo domingo dia 8 a última aula de curso de vídeo no Vão de Vidro, organizado pela Secretaria de Cultura de Rancharia e Oficina Cultural Timochenco Wehbi de Presidente Prudente.

Para o secretário de Cultura Marcos A. Barbosa, “mais do que uma retomada do movimento cultural ranchariense, o Sarau foi uma justa homenagem ao Dino Franco, e ao professor Euclides, um participante frequente dos saraus no ano passado. Rancharia teve uma enorme perda com o falecimento desses dois artistas, mas a obra que deixaram é um legado cultural valiosíssimo que estará sempre presente”.

Os participantes do sarau tomaram conhecimento de projeto da Secretaria de Cultura e Turismo para a formação de um grupo literário, exposto por Otávio Oliveira, um dos idealizadores do projeto. O objetivo, de acordo com o secretário, “é reunir os escritores locais, estimular a produção, a leitura e editar periodicamente uma publicação com os textos dos componentes do grupo”. Interessados em participar devem entrar em contato com a Secretaria.

O próximo sarau está marcado para o dia 28 de junho, com temática junina. A exemplo deste último, quando muitas pessoas levaram petiscos variados, espera-se que quitutes juninos estejam na mesa de lanche do próximo sarau.

Agradecimentos: Floricultura Cantinho das Flores