terça-feira, 26 de agosto de 2014

Cia Sábias Cenas - Viagem Literária



A Cia Sábias Cenas, se apresentou no Vão de Vidro da Biblioteca Municipal de Rancharia. Interagindo com os alunos e abordando as histórias “Cora Carolina e O prato azul pombinho” e “Dom Casmurro”.

Segundo o secretario de educação, Ademar Zambrini, o evento faz parte do projeto Viagem Literária, que é uma forma de incentivar as crianças para lerem de forma consciente. “A leitura é importante pois contribui muito na formação cultural, abrindo novos horizontes e proporcionando uma qualidade de vida melhor”, explica.

No dia 15 de agosto, dia da apresentação, a atriz da Cia, Rúbia Konstantyni, afirma que busca sempre mostrar que a leitura é uma grande diversão e um prazer. E que está longe de ser uma obrigação para fazer prova.

A primeira apresentação foi às 9h contando a história “Cora Coralina e O prato azul pombinho” que retrata a vida da autora e a saga do último prato do jogo de jantar de 92 peças da bisavó de Aninha (verdadeiro nome de Cora). Por possuir uma bela estampa no prato, a bisavó contava a história de uma princesa, só que ela deixava de contar o final, que ficava apenas para a imaginação de Aninha. Porém um dia o tal prato aparece quebrado e a culpa acaba recaindo sobre a criança, que, assim como a plateia, ficou sem saber o final da história.

O público presente interagia com as contadoras de histórias e as crianças participaram da apresentação, respondendo perguntas e tirando dúvidas. No encerramento, os alunos foram convidados a ler poemas. A peça aborda assuntos como sonhos, injustiças e descobertas que acontecem na vida das pessoas.

A segunda apresentação foi às 14h com a história de Dom Casmurro, que narra às lembranças da adolescência, contada através de imagens pelas atrizes, atraindo os olhares de curiosidades do público. As crianças participaram da brincadeira do jogo da memória e ganharam lápis e cadernetas no encerramento da apresentação.