terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Natal na Biblioteca

O Natal já começa a dar o ar de sua graça nos prédios públicos de Rancharia e a Biblioteca Municipal Castro Alves é um exemplo disso. Já em clima natalino, suas funcionárias enfeitaram o prédio com vasos, guirlandas e uma original árvore de natal feita com livros.


Segundo a bibliotecária Mara Liz S. Cunha, a ideia da árvore foi da funcionária Joana Coquemala Severo Lins, que sempre ajuda no visual da biblioteca com suas habilidades artísticas. Quem quiser conferir (e aproveitar para emprestar um livro) é só ir até a biblioteca na rua Felipe Camarão nº 504, Centro.








Exposição fotográfica



Exposição fotográfica "Clicando.com" está aberta para visitação a partir do dia 1º até o dia 05 de dezembro no Vão de Vidro da Biblioteca Municipal das 9h às 17h.

As fotos foram feitas por 42 alunos do 6º ao 9º ano da E. E. Dr. Benedicto Martins Barbosa sob a coordenação das professoras de Arte, Cenise Maria Veiga Martins e  de Português, Kátia Cilene Lisboa.

Segundo a professora Cenise, são 60 fotografias selecionadas para a exposição, todas resultantes de uma disciplina eletiva do segundo semestre em que foram trabalhados temas como luz, enquadramento e a poesia contida nas fotografias. “Quisemos trabalhar com os alunos o olhar, a sensibilidade e a narrativa presentes nas imagens, já que toda a fotografia é uma história”, defende a professora.




Fonte: Imprensa da Prefeitura Municipal de Rancharia

Paula Fábrio



Ficção e realidade se misturam na obra de Paula Fábrio.


Em passagem por Rancharia pelo Projeto Viagem Literária, a escritora Paula Fabrio bateu papo com o público e revelou: “Quando juntei minhas mesadas e comprei um livro, minha mãe olhou pra mim e disse que ler nos deixava mais burros”.

Esse foi um dos episódios marcantes da vida da autora que explicou vir de uma família pobre que não incentivou sua paixão pela leitura. Após trabalhar com publicidade, livrarias e bibliotecas, a escritora resolveu largar tudo e dedicar-se exclusivamente ao seu primeiro livro, Desnorteio (Editora Patuá), baseado numa história de família. Segundo Paula, o livro tem seus toques de ficção, mas o fato central é verídico, pois três dos irmãos de sua mãe realmente se tornaram mendigos. “É interessante, porque algumas passagens que escrevi como ficção foram encaradas como verdadeiras até por parentes próximos, que diziam se lembrar daqueles detalhes da história”. Paula fala do livro como uma espécie de reflexão sobre a tênue linha que separa a sanidade da loucura e conta que a obra lhe rendeu o Prêmio São Paulo de Literatura 2013, como Melhor Livro do Ano – Autor Estreante (+40 anos).

Em seu segundo livro, Ponto de fuga (Foz Editora), a autora volta à cena tentando incentivar o público a ler mais, já que, no início da trama, a personagem está em uma longa viagem, comparando seus destinos com romances de vários autores, inclusive brasileiros contemporâneos. Mas a viagem não é um simples divertimento. Na verdade a mulher está fugindo de algo, daí o nome do livro.

Ponto de fuga foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e será lançado em breve.

Além de sua obra, a escritora falou de forma descontraída sobre seu processo criativo e advertiu os presentes: “Se você é amigo de algum escritor, provavelmente vai se tornar personagem de um livro". Seu amigo pode até mudar algumas características, mas será você”, concluiu confessando que usa bastante desse artifício e arrancando sorrisos da plateia.

O evento ocorreu no Vão de Vidro da Biblioteca Pública na noite de 16 de outubro com apoio da floricultura Cantinho das Flores.