quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Alunos participam de contação de histórias na Biblioteca



A Secretaria de Educação, SEDUC, em parceria com a Biblioteca Pública Municipal Castro Alves continua o projeto sala de leitura em Rancharia. O objetivo é tornar as visitas das crianças a biblioteca algo comum, além de estimular a leitura.
Segundo a bibliotecária, Mara Liz S. Cunha, semanalmente a professora contadora de histórias, Lilian Santos Rosseti, se apresenta no local para contar histórias aos alunos da rede municipal, lendo clássicos da literatura e utilizando recursos de materiais diversos.

“Ela conta a história conversando com os alunos sobre o tema, o autor e a época em que o texto foi escrito. Ao final recontam e opinam sobre o que foi dito, além de perceber os recursos utilizados pelo autor para escrever o texto. Em seguida visitam a biblioteca e aproximam- se do acervo sendo incentivadas a fazer o empréstimo de livros que mais despertaram interesse. Além de conhecerem o Museu Municipal Manir Haddad”, explica à bibliotecária.
A Biblioteca Pública Castro Alves é vinculada a Secretaria de Cultura e Turismo.

Fonte texto e fotos: Imprensa da Prefeitura Municipal de Rancharia.







Viagem Literária com Flávio Carneiro e Márcia Tiburi

O Projeto Viagem Literária promoveu no Vão de Vidro da Biblioteca Municipal de Rancharia dois encontros com escritores, um com Flávio Carneiro e outro com Márcia Tiburi. O evento ocorreu no dia 15 de setembro, às 9h e 14h respectivamente.
O escritor, roteirista, ensaísta e professor de literatura brasileira na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) contou suas experiências para os alunos dos 5° ano A e B da E. M. Dona Miloca, 2° ano A e 4 alunos de técnico em química da Etec Deputado Francisco Franco e 3° ano C e B da  E. E. Dom Antônio José dos Santos. Publicou 15 livros, entre romances, contos, crônicas e ensaios, escreveu dois roteiros para cinema, além de receber vários prêmios.
Já a escritora, Márcia Tiburi, conversou com os alunos das escolas estaduais Dom Antônio e José Giorgi, mostrando a diversidade que é encontrada nos livros e de forma descontraída explicou que adora desenhar e imaginar as coisas. A escritora também envolveu os jovens, contando que a filosofia pode ser algo agradável, interessante e socialmente engajada. Sobre o seu livro “Olho de Vidro”, ela faz uma análise existencial através do modelo do espetáculo.
De acordo com o secretário de cultura, Marcos Barbosa, quando a escritora aborda uns de seus livros o “Olho de Vidro”, ela mostra o sentido que a televisão (o olho de vidro) induz as pessoas a assumirem um comportamento de consumo e formação ideológica consumista que não é original do indivíduo. “Conceito esse explorado da tese da biopolítica, através da qual o poder usa de meios para o controle do todo social”.

Fonte e Fotos: Imprensa Prefeitura.