quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Rancharia se mobiliza pela leitura

A mobilização “Dia de Ler. Todo Dia”, realizada pela primeira vez em Rancharia divulgou contagem das participações: ao todo 1.018 pessoas. Confira abaixo algumas das fotos enviadas para a biblioteca para comprovação de participação.
Segundo a bibliotecária Mara Liz Cunha, entre alunos de Escolas Municipais, da Faculdade Ranchariense FRAN - Uniesp, frequentadores da Biblioteca, Contação de Histórias, Projeto Bê-a-Bá da Informática e Comunidade Eclesial de Base, CEB do Bairro Ruy Charles, os participantes na cidade somaram 1.018. A participação do Projeto Guri não se restringiu apenas à leitura, houve doação de livros por parte da biblioteca para o projeto. “Em Nome da biblioteca Municipal Castro Alces, gostaria de agradecer a todos os envolvidos no êxito do projeto”, finaliza a bibliotecária.
A proposta da iniciativa é mostrar que a leitura é um ato prazeroso e que cabe no nosso dia-a-dia, sem nenhum inconveniente. Dia de Ler. Todo Dia! é uma mobilização de incentivo à leitura criada pela Prefeitura Municipal de Barueri com o apoio da SisEB, Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo e que envolveu centenas de municípios brasileiros. Aqui em Rancharia a mobilização ocorreu em 1º de outubro das 9h às 21h.











Doutores do Sorriso no Vão de Vidro

No dia 26/09/2015, No Vão de Vidro da Biblioteca Pública Municipal “Castro Alves” de Rancharia os integrantes do time Doutores do Sorriso e a Arte das Palavras participaram do II Troca-Troca Literário, mediados pela professora Bruna. Dessa vez, todos foram convidados com antecedência a pesquisar e ler crônicas, a fim de escolherem uma para compartilhar com os colegas. No encontro todos contaram o motivo da escolha e deixaram os colegas curiosos para ler suas crônicas. 
Houve uma excelente troca de experiências; leitura da crônica: Grande Edgar, de Luis Fernando Veríssimo; os estudantes tiraram suas dúvidas; conheceram um pouco mais sobre esse gênero literário e foram convidados a produzirem suas próprias crônicas, a partir das vivências em suas visitas às instituições.



Programa Time do Emprego recebe 40 novos participantes

Vão de Vidro da Biblioteca Municipal Castro Alves recebeu no dia 24 de agosto de 2015, aula inaugural do Programa Time do Emprego. O projeto vai atender 40 pessoas divididas em duas turmas.   
Segundo a assistente social do CRAS, Vanessa Assami Fujinaga, a duração do curso é de um mês e meio, do dia 24 de agosto até a primeira semana de outubro. “As aulas serão realizadas todas terças e quintas-feiras para uma turma e quartas e sextas-feiras para outra. Os horários das aulas são 13h30 às 16h30, no Vão de Vidro da Biblioteca”.
Vanessa ainda explica que o programa tem objetivo de orientar e preparar pessoas na busca de um emprego compatível com seus interesses habilidades, qualificação profissional e competências.  
O projeto é uma parceria entre a Prefeitura do Município de Rancharia e a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho do Estado de São Paulo, SERT. O prefeito Marcos Slobodticov e autoridades estiveram presentes.