quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

João Silvério Trevisan

No ultimo 19 de novembro aconteceu o quinto módulo da Viagem Literária na Biblioteca Pública Municipal de Rancharia, que recebeu o escritor João Silvério Trevisan - autor dos livros: Ana em VenezaO Rei do Cheiro, entre outros.
Autor consagrado esteve em Rancharia para ministrar uma oficina literária (técnicas e teorias relacionadas à arte de escrever), 23 pessoas (alunos acima de 15 anos, público adulto e demais membros da comunidade) participaram da oficina.
O evento foi uma promoção da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com Prefeitura Municipal e Biblioteca Pública.





*Depoimento de Irene Vieira - Escritora
João Silvério Trevisan em Rancharia. E começa a caçada: eu e Marisa Pascotto pelas ruas da cidade. Até o maravilhoso encontro numa pizzaria.
     Ouvimos do autor como surgiram as obras premiadas: Ana em Veneza, O Rei do Cheiro, Em nome do desejo, O livro do avesso, entre outros que li e ora releio.
    “Fujo do narrador onisciente do século XIX”; “Para fazer O Rei do Cheiro, revi Oswald de Andrade, Dos Passos”; “Sim, gosto de misturar romance e ensaio, como Thomas Mann”;
    Citou inovadores como Faulkner, Ítalo Calvino. E pelas leituras de seus livros, percebo que Trevisan foi mais radical nessa derrubada dos muros entre literatura e outras artes; entre romance e outros gêneros.
    Em O Rei do Cheiro, a autópsia do corpo social apodrecido pelo crime já não requer “véus da fantasia”. Quanto mais crua a visão, maior o efeito crítico. O escritor como um cão farejando, denunciando a droga, a máscara do mundo através de textos de outras mídias: jornal, TV, computador.
    Essa gravidade, às vezes, perpassa a fala mansa do homem João Silvério, mas ele se torna  bem brincalhão  quando deparamos com dádivas à beira das águas represadas do Balneário de Rancharia.
    Foi colhendo mangas das árvores que conheci um João - menino por trás de um dos maiores romancistas brasileiros.



3 comentários:

Anônimo disse...

Estão de parabéns com o blog... se tudo der certo Aguas de Lindóia deve participar novamente do viagem literária.... temos algumas fotos no blog da escola Luiz Barbosa, não deixe de dar uma olhadinha....
Elias

Miriam disse...

Mara Liz, parabéns!

Jordy disse...

Eu fui :D